Saltar para conteudo

Quem Somos

Pretendemos promover o pleno desenvolvimento dos nossos estudantes através de uma formação integrada técnico-científica, sociocultural e humana.

“Diz-se que a inteligência não pode ser ensinada, mas pode ser despertada, inspirada, desenvolvida, por um ensino correto e em condições propícias.”

— Prof. Coordenador Principal Lino Augusto Tavares Dias

O ISPGAYA pretende promover o pleno desenvolvimento dos seus estudantes através duma formação integrada técnico-científica, sociocultural e humana.

Baseado nos valores humanos, o ISPGAYA dá importante relevo à dimensão pessoal e comunitária, formando os seus estudantes para a liberdade responsável, a abertura ao futuro, a flexibilidade na mudança, a solidariedade com o mundo em que está inserido, a responsabilidade participativa, o respeito pelas ideias e pela consciência dos demais e o compromisso na construção da fraternidade humana.

O ISPGAYA procura também estimular a criação, difusão da cultura e da ciência através do CID - Centro de Investigação e Desenvolvimento, nomeadamente, a revista Politécnica, a revista PEC - Psicologia, Educação e Cultura e outras publicações científicas relevantes.

Formação Ministrada

O projeto de formação do ISPGAYA assenta num conjunto de licenciaturas, cursos técnicos superiores profissionais e mestrados, dirigido a cidadãos jovens, e também àqueles que sendo menos jovens assumem o estatuto de trabalhador-estudante. Para ambos é determinante garantir qualidade neste ensino superior, de modo a potenciar a sua empregabilidade, reconhecendo-se o contributo determinante que colaboradores mais qualificados podem ter nos serviços e nas empresas.

O ISPGAYA procura na diversidade da oferta formativa, o desenvolvimento de projetos de investigação aplicada, e da ligação que tem vindo a ser efetivada com o tecido empresarial e demais organizações públicas e privadas. Pretende, também ser, um pilar estruturante no desenvolvimento da região, procurando criar condições para a inovação e para o reforço da competitividade das empresas, com o intuito da modernização das instituições.

A importância da mobilidade dos estudantes e docentes, no espaço europeu, é uma estratégia do ISPGAYA para fomentar a inserção dos alunos no mundo e no mercado de trabalho.

Como complemento, a oferta de formação estende-se a um conjunto de Pós-Graduações e cursos de especializações.

O ISPGAYA afere continuamente a qualidade da formação ministrada a partir do acompanhamento de estagiários nas empresas, e do parecer de profissionais altamente qualificados que participam no processo de formação nos diferentes cursos ministrados. Além disso, com regularidade, o ISPGAYA promove o processo de autoavaliação interno, de acordo com as normas de qualidade para as instituições de ensino e formação (ISO 9001:2015; ISO 21001:2020; ISO 14001:2021).

Missão e Objetivos da Instituição

Fechar Abrir

O ISPGAYA tem por missão formar profissionais, habilitados com graus académicos de nível superior, com capacidades altamente desenvolvidas que lhes permitam compreender o conhecimento científico, desenvolvê-lo e aplicá-lo na sua atividade quotidiana, assegurando qualidade e produtividade às entidades empregadoras.

Procuramos, também, preparar cidadãos sensíveis à mudança e ao empreendedorismo inovador, capazes de promover, sempre que necessário, a sua própria reconversão profissional, incentivando a mobilidade efetiva no contacto com outras experiências profissionais a nível nacional e internacional. Terminados os seus cursos, já na vida ativa, poderão voltar ao Instituto para continuar a sua formação ao longo da vida.

Tais desideratos podem ser expressos através de algumas palavras-chave que sintetizam os elementos essenciais na organização e prática do Instituto Superior Politécnico Gaya: Qualificação, Inovação, Empreendedorismo e Responsabilidade Social. Estes quatro elementos centram-se nas pessoas, nas suas competências e na sua ação. Defendemos, assim, uma instituição pró-ativa, onde os recursos humanos se sobrepõem aos restantes recursos.

Pretende-se que o Instituto Superior Politécnico Gaya seja, cada vez mais, uma instituição escolhida por jovens e adultos:

  • Pela excelência do seu ensino técnico-científico, sustentado numa formação de qualidade, atrativa, diferenciada e competitiva, facilitador da empregabilidade, da flexibilidade e da mobilidade;
  • Pela melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à comunidade, formando e criando condições para a colocação, com sucesso, no mercado de diplomados altamente qualificados fruto das suas competências e ética;
  • Pela sólida formação humana e cívica;
  • Pela perspetiva de formação contínua que proporciona;
  • Pelo modo criativo, inovador e útil como serve a comunidade, intervindo na vida cultural e na formação da agenda social e cultural do concelho de Vila Nova de Gaia e áreas limítrofes;
  • Pelo incentivo à investigação;
  • Pelo clima académico estimulante e diferenciador que proporciona, fomentando a cooperação.

No ISPGAYA procuramos o aumento dos níveis de reconhecimento da instituição, contribuindo para a consolidação da ligação deste Instituto Superior Politécnico às escolas, ao mercado e à sociedade, de modo a constituir-se como uma entidade de referência no ensino na Região e no País.

Procuramos, também, ser socialmente reconhecidos pelo prestígio do corpo docente, pela formação de excelência dos seus estudantes e diplomados, pelo profissionalismo do pessoal não docente, técnicos altamente qualificados, motivados, comprometidos e com um forte sentimento de pertença e orgulho à instituição.

Objetivos do ISPGAYA:

  • Assegurar elevados níveis de qualidade de formação;
  • Assegurar estratégias e técnicas que possam contribuir para aumentar os níveis de sucesso escolar;
  • Assegurar elevados índices de empregabilidade;
  • Promover o acolhimento de alunos estrangeiros e incentivar a mobilidade dos alunos do ISPGAYA;
  • Promover a mobilidade de docentes e staff;
  • Promover a realização de formações para o pessoal docente e não docente;
  • Apresentar novas e inovadoras ofertas formativas que respondam a áreas emergentes e diagnosticadas como necessárias ao desenvolvimento regional e nacional;
  • Atrair novos públicos – "formação sem limites e ao longo da vida";
  • Desenvolver estratégias que viabilizem a formação superior a todos que reúnem condições para serem trabalhadores-estudantes, em consonância com horários pós-laborais;
  • Consolidar e reforçar o corpo docente potenciando a sua qualidade.

O ISPGAYA é um estabelecimento de ensino superior politécnico, com reconhecimento de interesse público.

Prof. Lino Tavares Dias - Presidente do ISPGAYA

Mensagem do Presidente

No final da década de 80 do século XX foi criado o Instituto Superior Politécnico Gaya, enquanto ensino superior não estatal, sediado em Gaia, mas também, e muito, associado à prosperidade com que a mitologia grega identificava a deusa Gaya. Quem o criou, assumidamente como ensino politécnico, fez questão de afirmar que o fazia com o objetivo partilhado de ensinar, sinónimo de transmissão de conhecimento, e para isso dependente de bons professores, mas também com o intuito de treinar, sinónimo de cultivar aptidões, característica de cada estudante, dos próprios, mas também muito dependente das oportunidades das empresas, da motivação e desafios da sociedade contemporânea.

Decorridas décadas, o desafio de então continua oportuno. No ensino superior não queremos comparar superlativos entre politécnico e universitário, antes se pretende privilegiar o desafio do princípio de que o estudante do ensino superior tem de ser autonomamente responsável, pela natureza do próprio ensino a frequentar, e pela adequação da formação à empregabilidade e exigências das empresas, numa economia sujeita a mudança muito rápida dos saberes indispensáveis e em que é necessário, a todo o momento, obter novos conhecimentos.

É certo que, se os conhecimentos e a perícia das técnicas se adquirem, a experiência e o juízo crítico são muito importantes.

Num mundo em que as minúcias da vida e do trabalho, das técnicas e das profissões, se alteram diariamente, quando ainda com mais frequência, a única qualidade humana capaz de fazer frente a tudo isto é a inteligência.

Diz-se que a inteligência não pode ser ensinada, mas pode ser despertada, inspirada, desenvolvida, por um ensino correto e em condições propícias, incentivador de aprendizagens ao longo da vida, capazes de nos fazer crescer técnica, científica e eticamente, como profissionais e como cidadãos.

Estes, continuam a ser os objetivos do Instituto Superior Politécnico Gaya.

— Prof. Coordenador Principal Lino Augusto Tavares Dias,

Presidente do ISPGAYA

Documentos