Saltar para conteudo

Infraestruturas

O ISPGAYA capacita nas suas infraestruturas, instalações, equipamentos e diferentes materiais didáticos.

Sala das aulas

15 Salas de Aula

Auditório

1 Auditório

Laboratórios

15 Laboratórios

Bar

Bar

Biblioteca

Biblioteca

Centro de Informática

Centro de Eletrónica e Metalomecânica

Centro de Informática

Centro de Informática

Biblioteca

O Instituto reconhece o alto valor que a biblioteca tem, quer na formação permanente dos docentes, quer na formação científica dos discentes. Por isso, investe anualmente verbas avultadas na aquisição de obras científicas que ficam à disposição de toda a comunidade escolar.

Laboratórios Informática

O ISPGAYA possui nas suas instalações 7 salas designadas de laboratórios de informática, disponibilizando mais de 70 computadores.

Os laboratórios de informática estão abertos a toda a comunidade do ISPGAYA, podendo o aluno, professor ou funcionário, usar qualquer computador, desde que este não esteja numa sala em que decorra nesse momento uma aula.

Os computadores encontram-se ligados em rede, podendo os utilizadores aceder aos diversos servidores e serviços disponibilizados pelo ISPGAYA, incluindo o acesso livre e gratuito à Internet.

Laboratório de Eletrónica Digital e Analógica

Este espaço destina-se a trabalhos práticos de eletrónica digital e analógica de forma discreta e com utilização de microprocessadores, microcontroladores, FPGA entre outros.

Este espaço está equipado com bancadas de trabalho equipadas com instrumentação (osciloscópio, gerador de sinais e fonte de alimentação).

Possui também um conjunto de kit didáticos desenvolvidos internamente que permitem apoio a trabalhos práticos e projetos.

Laboratório de Máquinas Elétricas e Instalações Elétricas

Este espaço destina-se a trabalhos práticos de máquinas elétricas, acionamentos eletropneumáticos e instalações elétricas.

Este espaço possui bancadas de trabalho equipadas com diversos tipos de máquinas elétricas, variadores de velocidade e instrumentação específica.

Possui também uma maqueta de ensino de sistemas elétricos de energia na componente de transporte em média tensão e distribuição de energia, bem como um painel de experimentação ITED/ITUR e um painel de montagem e teste de instalações elétricas na forma convencional como na incorporação de soluções de domótica com equipamento resultante de parcerias com entidades do setor parceiras do ISPGAYA.

Laboratório de Automação e Eletropneumática

Este espaço destina-se a trabalhos práticos em automação e acionamentos eletropneumáticos.

Este espaço está equipado com bancadas de trabalho para práticas de programação de autómatos programáveis de diferentes famílias estando estes autómatos equipados com cartas de IO Digital e Analógico e cartas especiais.

Possui também células de teste e equipamentos industriais para apoio a trabalhos práticos e projetos.

Laboratório de Máquinas Elétricas e Energia

Laboratório de Fluidos e Calor

Este espaço destina-se ao desenvolvimento de ensaios e testes na área da termodinâmica e fluidos específicos da formação em mecânica.

Este espaço possui equipamento de AVAC Didático, UTA Didática, Demonstrador Funcional de Ciclo Frigorífico, Bancada de Ensaio de Bombas de Circulação Hidráulica, entre outros.

Laboratório de Fabrico Aditivo

Este espaço destina-se às práticas de desenvolvimento de produtos em complemento ao Laboratório de processos de produção.

O laboratório equipado com impressora de Fabrico por Fusão de Filamento polimérico de grandes dimensões (500x500x600mm), 2 Impressoras de Fabrico por Fusão de Filamento polimérico com câmara aquecida.

Este espaço está ainda equipado com centro de gravação e corte de acrílico por LASER e centro de maquinação de PCB.

Laboratório de Ensaios Mecânicos

Este espaço destina-se ao desenvolvimento de ensaios mecânicos específicos da formação em mecânica.

Este espaço possui equipamento de ensaio de fadiga e ensaio de vibrações, motor de combustão em corte e motor de combustão funcional, equipamento de ensaio de tração de terminais em cabos flexíveis, equipamento de polimento mecânico semiautomático para ensaios, metalográficos, microscópio digital com ampliação 1000x para inspeção metalográfica, forno para tratamento térmico de metais, entre outros.

Laboratório de Processos de Produção

Este espaço destina-se ao desenvolvimento de técnicas relacionadas com os processos de produção específicos da formação em mecânica.

Este espaço está equipado com centro de maquinação manual e por CNC, torno mecânico manual e por CNC, serrote mecânico, guilhotina, quinadora e calandra manual, estação de soldadura TIG MIG e MMA, estação de oxicorte para utilização manual e automatizada e mesa CNC para oxicorte.

Laboratório de Energias Renováveis e Eficiência Energética

Este espaço destina-se ao desenvolvimento de práticas de projeto, instalação e monitorização de instalações de aproveitamento solar térmico, fotovoltaico e eólico.

Este espaço possui instrumentação, múltiplos componentes e equipamentos específicos às instalações de aproveitamento solar térmico, fotovoltaico e eólico.

Possui ainda equipamento de carga de veículos elétricos, monitorização de consumos elétricos, de medição e compensação de potência reativa.

Bar

Centro de Informática do ISPGAYA

O Centro de Informática é responsável pelo funcionamento dos equipamentos informáticos do ISPGAYA desenvolve atividades de apoio às aulas laboratoriais e projetos das formações do ISPGAYA.

Bar

Centro de Eletrónica e Metalomecânica

O Centro de Eletrónica e Metalomecânica desenvolve atividades de apoio às aulas laboratoriais e projetos das formações do ISPGAYA.

Em complemento, presta apoio ao desenvolvimento de projetos de Hw e Sw da WIDESKILLS.

Bar

Snack Bar

Além do serviço de refeições, este é o espaço de lazer e convívio do ISPGAYA. Possui diversos equipamentos de apoio e de diversão, como TV por cabo, máquinas de jogos, bilhar e matraquilhos.

Serve ainda de apoio a eventos de carácter social da instituição.